terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Caneca Maneki Nekô

Dois novos modelos exclusivos da Kawaí Presentes, desenhados por mim.



Dentre as lendas que contam o surgimento do Maneki Nekô, eis a que mais gosto:

Por volta de 1615, em Setagaya, no Templo Gotokuji viviam um monge e uma gatinha de nome Tama.

Um nobre guerreiro,  chamado Ii Naotaka voltava de uma batalha, quando foi surpreendido por uma chuva e abrigou-se debaixo de uma árvore, próximo ao Templo Gotokuji. Esperando a chuva passar, Naotaka viu um gatinho sentado que acenava para ele. Encantado pela habilidade do bichinho, o samurai decidiu vê-lo de perto. Saiu de baixo da árvore e começou a caminhar em direção ao templo.
Nesse momento um raio caiu sobre a árvore, bem no ponto em que Naotaka estivera abrigado. O guerreiro percebeu que o gesto do gatinho salvara sua vida e entrou no templo para rezar em agradecimento.
Quando viu o estado de ruína em que se encontrava o templo, Naotaka doou todo o dinheiro que trazia consigo e disse ao monge que Buda usaria aquele dinheiro com sabedoria.
Depois disso, Naotaka passou a freqüentar o Gotokuji e o local passou a ser o templo oficial da Família Naotaka, atraindo todas as pessoas do feudo e tornando-se com isso um local próspero.
Em homenagem a gatinha Tama, que salvara a vida do nobre samurai e com isso mudara a sorte do templo, foi esculpida uma estátua da gata com a patinha a acenar.
Faziam-se miniaturas da estátua, que eram distribuídas no Templo Gotokuji como lembrança; estas ganharam valor de amuleto e passaram à posteridade com o nome de Maneki-nekô e a fama de trazerem sorte.


E nas patas carrega um Koban (uma moeda dourada do período Edo)
Maneki = acenar, convidar.
Nekô = gato



Nenhum comentário:

Postar um comentário